20 de julho de 2010

A CONFIANÇA EM TEMPOS DE CRISE

Estou publicando esse esboço de sermão para os interessados em pregação ou mesmo para reflexão. Essa mensagem (adaptada), foi pregada no último culto de 2009 na nossa igreja.


Texto: Habacuque 3.17-19
Introdução: O profeta, cujo nome significa ‘abraço’ se assemelha muito a mim. As vezes desconfiado, desconfortado, indagando como ele “até quando?”, preocupado com a não-intervenção do Senhor nos fatos da história e principalmente nos fatos da história da nossa vida.
Habacuque nos faz compreender que a vida não é tão simples como formulamos nos nossos esquemas, mas nos ensina também que Deus sempre age e sempre agirá. Ninguém barra Deus, ninguém frustra o seu querer, ninguém o impede.
Habacuque é diferente de todos os profetas. A palavra do Senhor não veio a ele, ele foi até o Senhor buscar respostas de maneira ousada.
A QUESTÕES E LIÇÕES DE HABACUQUE
1. A apatia de Deus
a. Enquanto Jó vê o silencio pessoal, o profeta vê a apatia coletiva
b. Por causa daquele silencio, a sensação era de que a justiça se afrouxava, o ímpio cercava o justo
c. Quando falamos com Deus do seu silencio, ele nos fala da sua soberania sobre nós e sobre os povos. Enquanto está calado, Deus está engendrando algo. (o conceito de silencio dos rabinos com base em Gn. 1.3
2. O modo e o tempo de Deus
a. Deus não tem simplesmente o tempo diferente do nosso, ele tem instrumentos diferentes, pune quem quer usando quem ele quer, ele está no comando!
3. A expressão de fé
a. A conversão da dúvida em fé está ligada em lembrar dos feitos de Deus na história
b. Lembrar do poder de Deus “que vem de Temã”
c. Fé não é suicídio intelectual. Acima das nossas limitações paira a graça de Deus
4. Apontamentos específicos do cântico do capitulo 3
a. A figueira não floresça: trabalho em vão
b. Não haja fruto na videira: frustração
c. O produto da oliveira minta: carência, necessidade
d. Os campos não produzam mantimento: sequidão espiritual
e. As ovelhas sejam roubadas e não haja gado: injustiças
TODAVIA, EU ME ALEGRO NO SENHOR!
ELE ME FAZ ANDAR NOS LUGARES ALTOS!

2 comentários:

  1. Através das suas palavras Pr. pude concluir que Habacuque nos leva a refletir sobre o nosso nível de comunhão com Deus. Até que ponto somos capazes de nos sacrificarmos por amor a ele? Ele acreditava que por Jesus vale apena morrer, e por ele, pela causa dele viver. Habacuque tbém nos convida a sacrificarmos a nossa vida por um proposito maior,a nos desapegarmos desse mundo e a nos envolver com as coisas do alto. Enfim, acredito q esse amor incondicional que Habacuque retrata e o que tanto sentimos falta.

    ResponderExcluir
  2. Deus abençoe pela palavra referida em habacuque, Pr. Paulo Jr. que traduz com uma certa fidelidade o nosso cotidiano. Mas, conforme o próprio texto nos disse:"eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha Salvação que me fará andar sobre as minhas alturas".

    ResponderExcluir