27 de julho de 2010

ESCOLHIDO POR SER AMADO

Ao longo da história da humanidade, Deus buscou sempre um relacionamento de intimidade com o homem visando restaurá-lo à sua condição de comunhão original com o Altíssimo. Entretanto, às vezes me pergunto: que interesse Deus tem em mim?

A história do povo de Deus não segue um roteiro muito lógico. Abraão, um homem pagão, é escolhido para dar início a uma descendência numerosa “como as estrelas do céu” e se casa com uma mulher estéril e espera quase noventa anos para ter um filho que se casa com outra estéril e o filho desta, espera quatorze anos para se encontrar com a amada, também estéril. Não parece um meio muito eficaz de se construir uma grande nação.

Depois disso, muitos outros fatos estranhos como o desvio pelo Egito, o caminho turbulento no deserto, as guerras... e esse povo é chamado de “o povo escolhido”.

Eles não eram os mais poderosos da época e nem tinham a moral mais elevada que seus contemporâneos; não possuíam as maiores riquezas e não eram os mais fiéis. E por que foram escolhidos? Foram escolhidos porque foram amados!
E por amar, como toda pessoa que ama, Deus aguardava desse povo uma resposta de amor. Como em todo relacionamento íntimo, tudo o que Ele fez foi por amor.

Os mandamentos emanavam desse pressuposto, tanto que, o maior mandamento de todos é: “Amar o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda alma e de toda tua força”; Ele também queria ser amado.

Os caminhos estranhos que Ele traçou foram uma expressão de amor, as leis que Ele determinou são antes de tudo uma carta de amor e esta deve ser tida como tal. Sua entrega em pessoa por este mundo foi o selo da sua grande prova de amor. Não há dúvidas de que Ele nos amou.

Ao entender isso encontro resposta para a pergunta supra expressa. Eu não sou o mais bonito, nem o mais inteligente, não sou o mais fiel nem tampouco o de moral mais elevada, não o sirvo com grandes posses e em mim não há verdade ou qualquer outra característica que me faça estar em nível mais elevado que qualquer outro ser humano; mas existe uma coisa que é o grande diferencial: eu fui escolhido para ser alvo do grande amor de Deus. E esse amor está acima de qualquer condição humana. Deus me ama porque Ele ama me amar. Isso é tremendo!

E como resposta a este amor, deve se cumprir em mim a palavra que diz “Nós o amamos, porque ele nos amou...”.

Não importa quem você é, importa que você foi ESCOLHIDO POR SER AMADO!

Que o grande Rei te abençoe.

2 comentários:

  1. Acho incrivel o amor de DEUS... Mim emociono todos as vezes que penso sobre.. Fico feliz por saber que Ele me amou e me escolheu apesar de saber que tenho um milhão de defeitos e como se isso não fosse suficiente, ainda confiou em mim pra fazer a obra dEle.. Não existe amor maior...
    É tão bom saber que somos alvo desse amor.. que fomos filtrados pelo Espirito Santo de DEUS. Diante de tão grande amor, tudo o que nos resta é oferecer a ELE o que há de mais valioso em nós: A nossa alma..

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Pastor Paulo Júnior, gostei bastante do seu texto, mostra a soberania de Deus e que Ele realmente exalta o abatido e abate o exaltado. Deus não precisa de pessoas capacitadas, no momento certo Ele capacita os escolhidos para mostrar a Sua soberania. Mas do amor de Deus acho que todos, pelo menos os cristãos, já sabem, a questão é: "Será se temos retribuido esse amor?" ou melhor "Será se temos cumprido o mandamento de Jesus Cristo em 1 João 4:7?
    "Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. (...) Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros." 1 João 4:9 e 11.
    Visitem também o meu blog: http://blogdeumaovelha.blogspot.com

    ResponderExcluir