1 de outubro de 2010

PÓS MODERNIDADE, IGREJA E REINO DE DEUS - FINAL

A criatividade é uma ferramenta para o reino de Deus
Para saber se alguém é criativo, precisamos antes ter clareza sobre o que é criatividade. Veja algumas definições, coletadas em livros diversos:

 Capacidade de elaborar teorias científicas, inventar instrumentos e/ou aparelhos, ou produzir obras de arte;
 A capacidade de produzir coisas novas e valiosas;
 A capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras;
 O ato de unir duas coisas que nunca haviam estado unidas e tirar daí uma terceira coisa;
 Uma técnica de resolver problemas;
 Uma capacidade inata que é bloqueada por influências culturais e ambientais.

Deus confia tanto na criatividade humana, que mandou o homem administrar a terra, mas não disse como, não deixou um manual ou um livro de sugestões, apenas disse:

Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi. (Gn 1. 28-30)

Especialistas nas mais diversas áreas, especialmente na educação, têm dito que um grande mal do nosso tempo é a preguiça de pensar, a incapacidade de raciocinar. É fácil se acostumar com situações prontas e acabadas, com sentenças curtas do tipo “não pode, já estamos acostumados assim, deu certo até hoje desse jeito, etc”. É bem mais cômodo atribuir o continuismo a um fator cultural e, quase sempre, espiritual.
Com um pouco de criatividade pode fazer muito pelo reino de Deus. Estratégias são geradas na criatividade, projetos acontecem pela criatividade. O ministério de Jesus foi muito criativo, nunca houve nada igual, ninguem ao menos falava como Ele. Nosso tempo valoriza muito as imitações, tenho vistos das mais bizarras, até “revelações” já podem ser copiadas; o reino carece de criatividade.

Um comentário:

  1. Não só de criatividade como também de pessoas que com a mais simples e pura interpretação do evangelho leve Cristo a todo momento sem mesmo fazer uso de palavras.As pessoas carecem de conhecimento, de alimento que sirva de estrutura, de crescimento.Que Jesus abençoe,hum já ia me esquecendo, gosto muito de ler as suas palavras elas sempre me serviram de fortalecimento espiritual. Um abraço.

    ResponderExcluir