23 de setembro de 2010

PÓS MODERNIDADE, IGREJA E REINO DE DEUS

Estou postando a partir de hoje um resumo de uma palestra que proferi neste tema. Apesar de não ser um texto muito grande, vou colocando homeopaticamente para aliviar a leitura.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Uma das grandes dificuldades para iniciar uma discussão sobre determinado tema, é a dificuldade conceitual. Se não existem parâmetros de pensamentos por onde vão passear as reflexões, certamente elas não serão proveitosas. Para que isso não nos ocorra, trataremos inicialmente de trazer dois conceitos (bastante pessoais) de dois temas que estão inseridos no nosso assunto: PÓS-MODERNIDADE e REINO DE DEUS.

Pós-Modernidade
“Pós-modernismo é o nome aplicado às mudanças ocorridas nas ciências, nas artes e nas sociedades avançadas desde 1950, quando, por convenção, se encerra o modernismo (1900-1950). Ele nasce com a arquitetura e a computação nos anos 50. Toma corpo com a arte Pop nos anos 60. Cresce ao entrar pela filosofia, durante os anos 70, como crítica da cultura ocidental. E amadurece hoje, alastrando-se na moda, no cinema, na música e no cotidiano programado pela tecnociência (ciência + tecnologia invadindo o cotidiano com desde alimentos processados até microcomputadores), sem que ninguém saiba se é decadência ou renascimento cultural.” (Jair Ferreira dos Santos)

Não é difícil observar que se trata não apenas de um tempo, de uma época, mas de um padrão comportamental, que abarca elementos, que chamaremos aqui de “ferramentas”, para emplacar esse estilo de vida.

É bem certo que em tempos pós-modernos, características de isolamento, rebeldia, afastamentos de valores éticos, depreciação de institutos sociais e culturais, desprezo e desrespeito ao sagrado são facilmente notadas em qualquer grupo, há uma sexualidade deturpada, um padrão efêmero de vida, sobre o que falaremos a posteriori.

Reino de Deus
Há muito o que dizer sobre o reino de Deus, ou "reino dos céus", como Mateus prefere reverente e eufemisticamente chamar. O reino de Deus não tem qualquer mistério: significa que Deus é rei. Seja o ser humano obediente ou não, Deus é rei. O que a pessoa faça influencia a sua posição no reino, mas não modifica o fato do reino de Deus.

O assunto era tão dominante na mensagem de Jesus que Seu primeiro sermão teve-o como tema:
O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Marcos 1.15)
Suas últimas reflexões falaram do reino:
...aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de Deus. (Atos 1.3)

O reino de Deus é o governo de Deus no coração da pessoa humana, na sua vontade, no seu intelecto, no seu ser total, e assim: é moral, não nacionalista; é espiritual, não material; é atual, não ideal ou abstrato. É uma realidade presente, ou seja, Deus exerce Sua soberania agora, mas é uma esperança futura (Deus reinará no fim quando subjugará toda oposição a Seu reino.

O governo de Deus na vida é algo de tamanha substância que Jesus o apresenta como um tesouro sem comparações.

O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobri-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo. Outrossim, o reino dos céus é semelhante a um negociante que buscava boas pérolas; e encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e a comprou. (Mt 13.44-46)

Por isso é dádiva, mas é exigência; é concessão e dom, mas custa o que se tem para nele entrar (Mateus 6.33).

 O Reino de Deus não é o lugar onde a obediência é imposta pela força e violência.
 O Reino de Deus não é apenas uma faceta da história do Reino dos Céus.
 O Reino de Deus não é uma igreja local.
 O Reino de Deus não é simplesmente uma afirmação teológica.
 O Reino de Deus não é a expressão da nossa salvação.
Biblicamente,
 O Reino de Deus é o governo de Deus sobre todo o Universo. Is 9: 6
 O Reino de Deus não está ligado ao mundo material. Rm. 14:17
 O Reino de Deus é a manifestação do poder de Deus. 1 Co 4: 20
 O Reino de Deus é a realidade do amor do Pai. Cl 1: 13
 O Reino de Deus é o projeto de Deus para a santificação do homem. 1 Ts 2: 12; 2 Ts 1: 5

Um comentário: