27 de setembro de 2010

PÓS MODERNIDADE, IGREJA E REINO DE DEUS - PARTE 3

O conhecimento é ferramenta para o reino de Deus

Houve entre nós, durante algum tempo, a falsa idéia de que o conhecimento acadêmico e científico prejudicava a ação do Espírito Santo no serviço do reino. Dizia-se que nossos primeiros obreiros eram homens iletrados, mas cheios do poder. A primeira sentença é mentirosa; lendo a obra “História das Assembléias de Deus no Brasil”, percebe-se que aconteceu uma transição de liderança, que substituiu estrangeiros bem formados, teologicamente e culturalmente, por nacionais que tinham uma paixão enorme por almas, mas que não tiveram tempo e condições de se prepararem para a grande tarefa.

Em virtude disso, fomos desestimulados à busca do conhecimento sadio. Em tempos pós-modernos, o conhecimento é imprescindível para qualquer tarefa, as especializações são cada vez mais minuciosas, não se faz nada sem um conhecimento sistemático. Não nos impressiona, portanto, que vários, dos grandes homens de Deus tenham sido homens altamente conhecedores da ciência de sua época. Permitam-se alguns exemplos:

Era ele filho de uma viúva, da tribo de Naftali, e fora seu pai um homem de Tiro, que trabalhava em bronze; ele era cheio de sabedoria, de entendimento e de ciência para fazer toda sorte de obras de bronze. Este veio ter com o rei Salomão, e executou todas as suas obras. (I Rs 7.14)
Vai-te da presença do homem insensato, pois nele não acharás palavras de ciência. (Pv 14.7)
e vos darei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência. (Jr 3.15)
Assim Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos egípcios, e era poderoso em palavras e obras. (At 7.22)
porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e conhecimento e entendimento para interpretar sonhos, explicar enigmas e resolver dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar. Chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará a interpretação. (Dn 5.12)
Se bem que eu poderia até confiar na carne. Se algum outro julga poder confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei fui fariseu; quanto ao zelo, persegui a igreja; quanto à justiça que há na lei, fui irrepreensível. (Fl. 3.4,5)
se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; (Rm 12.7)
Não discordo que a única coisa imprescindível no trabalho de crescimento do reino, é o poder do Espírito Santo, mas o preparo intelectual abre portas para a ação Dele.

Hoje temos temas sufocantes para a igreja, e que precisam de respostas embasadas na palavra de Deus, mas não são encontrados nas reuniões de oração apenas, tais como dinossauros, células tronco, aborto, eutanásia, tecnociência e muitos outros que dependem de um preparo por parte, especialmente dos líderes, a fim de que a igreja tenha as respostas de tanta urgência para esse mundo. O aumento da ciência é profecia para os últimos dias, mas nem tudo que acontece nos últimos tempos é coisa do diabo.

Outro ângulo pelo qual deve-se olhar a questão do preparo, é o preparo bíblico, antes do preparo teológico. Estamos vivendo tempos em que obreiros professores de EBD, líderes de jovens, e escandalizem-se, alguns pastores, não possuem a menos afinidade com o livro santo. É uma superficialidade assustadora! Alguns poucos textos são usados aleatoriamente para sustentar a condição de “mestre” ou de “homem/mulher de Deus” e quando o questionamento aprofunda, percebe-se quão raso é o poço bíblico dessas pessoas.

Podemos (e devemos) participar de todas as discussões, abordando todos os temas freqüentes no pós-modernismo, mas sem preparo, será apenas uma ridicularização do povo santo. Hoje a igreja está representada na mídia, nos centros universitários, nos debates políticos, nas estatísticas econômicas e o espaço precisa ser bem aproveitado, inclusive, no sentido de incentivar todos os crentes a um preparo melhor e uma formação mais elevada a fim de que novas oportunidades se abram na vida de irmãos. Crescimento pessoal também é reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário